Trabalho De Quimica
Pressão de Vapor
A pressão de vapor de uma substância é a pressão exercida pelos seus vapores quando eles estão em equilíbrio dinâmico com sua fase líquida. Nota-se, então, que a pressão de vapor indica a tendência de um líquido de sofrer evaporação: quanto mais volátil ele for, maior será sua pressão de vapor. Ela depende basicamente de dois fatores: a natureza do líquido e sua temperatura.
A natureza do líquido:
Quanto menos intensa for a união entre as moléculas de um líquido, maior sua pressão de vapor, a determinada temperatura.
- Substâncias de polaridade diferente e valores de massa molecular próximos: Nesse caso, quanto mais polares forem as moléculas, menos voláteis serão as substâncias (maiores serão os pontos de ebulição).
- Substâncias de polaridade semelhante e valores de massa molecular distantes: Nesse caso, quanto maiores forem as massas moleculares, menos voláteis serão as substâncias (maiores serão os pontos de ebulição).
A temperatura do líquido:
Quanto maior a temperatura do líquido, maior a porcentagem de moléculas capazes de evaporar em determinado intervalo de tempo; consequentemente, maior a pressão de vapor da substância.
Ponto de Ebulição
Um solvente atinge a sua pressão máxima de vapor e consequentemente a sua temperatura quando há um equilíbrio entre as suas fases líquida e gasosa. Ou seja, a quantidade de partículas que migram do estado líquido para o vapor se iguala com o número das que migram do estado de vapor de um gás para líquido. Ao adicionar um soluto não-volátil, na prática estaria criando pequenos obstáculos para as moléculas do solvente. Esse fenômeno é causado pela solvatação - a tendência natural do soluto apolar de se dissolver no solvente. Como as partículas do solvente estão "presas" pelas partículas do soluto, elas têm maior dificuldade em passar para o estado gasoso, necessitando de maior energia para tal. Dessa forma, ocorre um aumento na temperatura de ebulição. Vale ressaltar