Trabalho de Quimica
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
1º SEMESTRE / 2014
QUÍMICA
EXPERIMENTO: ÁCIDO BASE
PROFª. TAINÁ JOÃO
SOROCABA
SETEMBRO/2014
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 03
MATERIAIS E MÉTODOS 04
RESULTADOS E DISCUSSÕES 06
RESULTADOS E DISCUSSÕES 07
CONCLUSÃO 08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09
INTRODUÇÃO
Nesse experimento procurou-se determinar o teor de ácido acético encontrado em uma amostra de vinagre comum.
No experimento realizamos foi utilizado a “titulação ácido-base”. Através dela é possível determinar a quantidade de uma substância ácida ou básica presente em uma amostra. O objetivo da titulação de uma solução ácida com uma solução básica é a determinação da quantidade exata de base que é quimicamente equivalente à quantidade de ácido presente. O ponto em que isso ocorre é o ponto de equivalência.
MATERIAIS E MÉTODOS
Pêra;
Pipeta (bureta);
Suporte pipeta;
Béquer;
10 ml de ácido acético (vinagre);
03 gotas de fenolftalina;
25 ml de hidróxido de sódio (NaOH – 0,5 mol/l);
Erlermeyer.
Com a pêra foi retirado 10 ml de ácido acético do béquer,, e colocado num béquer de boca larga e acrescentado 3 gotas de fenolftaleína, misturando até ficar homogêneo.
Foi usado uma pipeta com registro para um controle de dosagem, assim foi possível controlar a entrada do hidróxido de sódio utilizando o processo de “pingar” afim de ter uma maior precisão, já com o béquer abaixo da pipeta, abriu-se o registro, assim misturando o hidróxido com o ácido. Neste momento foi observado que a partir da mistura dos produtos com a ajuda do fenolftaleína, sofrendo alterações químicas. Assim pode-se dizer que houve uma neutralização do ácido, ficando com uma coloração rosa.
A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco ou em solução alcoólica como um líquido incolor. É insolúvel em água, porém