Trabalho de quimica
De
Química
Nomes: Guilherme, Iatan ,
Introdução:
O trabalho fala sobre as consequências do formol em nossas vidas. Quando usado inadequadamente. E de que maneira ele pode ser utilizado no dia a dia.
Soluções de formaldeído gasoso dissolvido em água são chamadas de formol. Este composto orgânico é altamente tóxico e tem uma vasta gama de aplicações
• É usado como desinfetante (mata a maioria das bactérias), conservante (muito usado no embalsamento de cadáveres)
• Na fabricação de resinas sintéticas, tintas, plásticos, espelhos, vidros, cosméticos e até mesmo em explosivos.
O formaldeído é usado para fazer vários produtos químicos, incluindo produtos de higiene pessoal como o creme dental.
Devido a sua toxicidade, o formol causa diversas reações maléficas no corpo humano quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele. É irritante para os olhos, nariz, garganta e pulmões e pode causar: reações cutâneas, infecções de ouvido, dores de cabeça, depressão, asma, dores nas articulações, tonturas, confusão mental, náuseas, desorientação, flebite, fadiga, vômitos, distúrbios do sono, laringite, entre outros. Além disso, o formaldeído é considerado um agente cancerígeno para os seres humanos. Quando o formol é inalado pode causar no indivíduo dor de garganta, tosse e falta de ar. Também irá provocar irritação no trato respiratório. Concentrações entre 25 a 30 ppm (partes por milhão) causa lesões graves no trato respiratório levando ao edema pulmonar e pneumonia. Em altas concentrações pode ser fatal.
Sua formação molecular é:
No caso de ingerir o formol: não se deve provocar o vômito na vítima, uma vez que este poderá ocorrer espontaneamente e não deve ser evitado. Deitar o paciente de lado também é recomendado para evitar que a vítima aspire resíduos.
No contanto com a pele: Recomenda-se lavar a área afetada pelo formol imediatamente com água em abundância e sabão.