trabalho de quimica
DE
QUIMICA
Colégio Estadual Tancredo A. Neves.
Goiânia, 14 de setembro de 2013.
Aluna: Amanda Cristina Galvão costa N° 03 Aluna: Joicilaine Borges Da silva N° 19
FORMACAO DO PETROLEO
Formação
Petróleo é um composto formado pela transformação de matéria orgânica de origem animal e vegetal soterrados a milhões de anos em ambientes aquáticos. Além de ser largamente utilizado como fonte de energia, principalmente para motores de automóveis, devido ao seu alto poder energético, o petróleo é matéria prima para a produção de diversos compostos químicos e materiais como plásticos, polímeros, vinis, tintas, solventes, parafina e nafta, essenciais para a fabricação de produtos industrializados. Todo o desenvolvimento econômico e muito do progresso tecnológico do século XX estão ligados ao uso do petróleo, e é por isso que ele é tão visado, a ponto de ser o motivo de diversas guerras na atualidade como a guerra do Iraque.
A formação do petróleo ocorre principalmente em regiões oceânicas com alta produtividade biológica e alto aporte de sedimentos finos. Em uma região marinha rica em nutrientes, há uma grande quantidade de organismos marinhos, principalmente planctônicos, na coluna d’água. Após a morte, estes organismos acabam se depositando no fundo do mar, onde são soterrados pelos sedimentos que também se depositam no fundo. Inicialmente, esta matéria orgânica soterrada sofrerá ação de bactérias presentes no sedimento, as quais modificam e degradam-na.
Com a contínua deposição de sedimentos no fundo, a pressão e a temperatura sobre esta matéria orgânica irá aumentar. Nesse ponto, já não há mais bactérias, e as ligações químicas dessa matéria orgânica serão quebradas somente devido ao aumento de temperatura e pressão da camada sedimentar. A transformação da matéria orgânica originada na superfície do mar em petróleo depende do gradiente geotermal das camadas