Trabalho de quimica
ÁCIDO CLORÍDRICO (HCL)
Características
Quando dissolvemos o gás cloreto de hidrogênio (também chamado de gás clorídrico ou cloridreto) em água ele torna-se o ácido clorídrico, cuja fórmula molecular é HCl. Sua solubilidade em água na CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) é de 450 ML/L. A fumaça liberada por esta solução aquosa é sufocante, corrosiva e tóxica.
Ele é um composto molecular formado por uma ligação covalente, com apenas um compartilhamento de elétrons.
Obtenção
No comércio é encontrado em sua forma impura, recebendo o nome comumente conhecido de ácido muriático e é usado principalmente para a limpeza de pisos e paredes de pedra ou azulejos e de superfícies metálicas antes do processo de soldagem.
Aplicações
Esse ácido é muito utilizado em laboratórios e em processos industriais, principalmente para a formação de haletos orgânicos (como o CH3Cl, cloreto de metila, por exemplo). Também é usado na extração de petróleo: ele dissolve uma parte das rochas, pois é introduzido no bolsão rochoso e facilita o fluxo do petróleo até a superfície. Também é usado na produção de corantes, hidrólise de amidos e proteínas, produção de tintas, couros, entre outros.
Limpeza de equipamentos, chamada também de decalagem, que é a remoção das camadas de metal oxidado;
Utilizado como catalisador em reações orgânicas que precisam ser realizadas em pH baixo;
Produção de cloretos metálicos;
Acidificação de poços de petróleo.
Regeneração de resina de troca iônica, ele retira os íons trocados retidos na resina, deixando-a pronta para nova utilização;
Efeitos Biológicos
Apesar de ele ser altamente tóxico em caso de ingestão na sua forma líquida, esse ácido está presente no suco gástrico. Essa secreção produzida pelo estômago é formada pelo próprio ácido clorídrico, enzimas, sais e muco. Ela mantêm o pH do estômago entre 0,9 e 2 proporcionando assim a melhor destruição das células de alimento pra