Trabalho De Psican Lise
CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
JOYCE ALVES
GUILHERME SOARES
PSICANÁLISE: AS EMOÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES
E BEHAVIORISMO: O CONTROLE COMPORTAMENTAL NAS ORGANIZAÇÕES
RECIFE/2015
JOYCE ALVES
GUILHERME SOARES
PSICANÁLISE: AS EMOÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES
E BEHAVIORISMO: O CONTROLE COMPORTAMENTAL NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho apresentado ao Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing – Faculdade IBGM, para obtenção parcial de nota na disciplina: Psicologia do Capital Humano nas Organizações, sob orientação da profª Ms. Fernanda Lima.
Turma: RH1CM
RECIFE/2015
Psicanálise: As Emoções nas Organizações
Considerando que grande parte das experiências de um adulto são vivenciadas em um ambiente profissional, as manifestações emocionais, tais como medo, desejo e agressividade, podem expressar insatisfação, desinteresse e gerar baixa produtividade dentro das organizações.
O termo psicanálise refere-se a uma teoria que aponta conceitos e facilitam a compreensão das emoções. Foi elaborada por um médico vienense chamado Sigmund Freud, que ficou conhecido por incluir fantasias, sonhos, esquecimentos e a interioridade do ser humano como problemas científicos.
A teoria Freudiana se baseia em pessoas com comportamentos inexplicáveis que são despertados pela consciência por alguma razão. Essa teoria distinguiu três níveis da vida mental (consciente, subconsciente e inconsciente) e três elementos que responsáveis por compor a personalidade (id, ego e superego).
Nível consciente
É o nível em que as pessoas têm acesso aos acontecimentos que estão sendo processados pela consciência, de forma imediata.
Nível pré-consciente
Relaciona-se aos acontecimentos que aconteceram no passado, mas que podem chegar facilmente a consciência.
Nível Inconsciente
Este é o nível que serve como depósito de experiências, desejos, frustrações que por alguma razão foram excluídos da consciência, mas, interferem no