Trabalho Resumo Psican Lise 01
Disciplina: Psicologia nas Organizações
Curso: Psicologia
Turma: 3065 – Terça-Feira/Noite
Resumo – Psicanálise
Nascida com Freud, a Psicanálise tem como foco de estudo o inconsciente. Em seus estudos incluíam-se os sonhos e esquecimentos. Para Freud, a questão da sexualidade é a origem dos distúrbios do comportamento humano.
De acordo com a Psicanálise, o indivíduo tem em sua infância (período de 0 a 5 anos) toda a base estrutural de sua personalidade.
Pela ótica da Psicanálise, todo o comportamento ou ato psíquico tem um sentido, um porque de ser; é intencional e motivado por um impulso. Este se trata do determinismo psíquico.
Freud chama de transferência afetiva o valor atribuído a qualquer objeto ou fato. Este valor por sua vez pode causar atração ou repulsão por parte do indivíduo. Isto dependerá de que sensação o objeto-estímulo trata à recordação.
O princípio da repressão (censura) diz respeito ao processo de esquecimento, que para a psicanálise, é a força que mantém afastada de nossa consciência tudo aquilo que nos traz recordações indesejáveis. É uma forma de censura utilizada pela nossa memória.
Para Freud, a personalidade está dividida em três grupos de forças: ID, Ego e Superego.
ID: Seriam os impulsos primários, instintivos e estes podem ser destruidores (de morte) ou criadores (de vida); este já é trazido pelo indivíduo desde o seu nascimento.
Ego: Seria o intermediário entre o ID e o Superego, entre os instintos e o mundo exterior; serve como um freio para o controle de nosso comportamento.
Superego: É o representante da sociedade dentro de nós, através da determinação de regras e limites aceitáveis.
Para que ocorro o equilíbrio do comportamento humano, existem os mecanismos de defesa. Estes mecanismos são: sublimação, catitimia, projeção, racionalização e holotomia.
Sublimação: É o processo pelo qual o impulso ou uma tendência de comportamento sofre uma inibição e para que a ação primeira seja realizada,