Trabalho de Propedeutica
Exame Físico de Enfermagem
Disciplina de Propedêutica
Introdução
A enfermagem é uma ciência e uma arte que, segundo conceito consagrado por Wanda Horta visa a “assistir o ser humano (indivíduo, família e comunidade) no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado; de recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outros profissionais” (1975).
É uma arte milenar e, enquanto ciência, vem, neste último século, estabelecendo as suas bases de conhecimentos através do desenvolvimento das teorias e modelos teóricos utilizados junto ao cliente em situações especificas através do método de resolução de problemas denominado processo de enfermagem.
Assim como na medicina, o exame físico é o traço de união entre a arte e a ciência de enfermagem.É através dele que acontece a fusão entre estes dois componentes da profissão.
Método clínico
Os procedimentos que constituem as bases do exame clínico são: a entrevista, a inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta, além do uso de alguns instrumentos e aparelhos simples.
Para executar o exame físico, costuma-se usar fundamentalmente as seguintes posições para o paciente: decúbito dorsal, decúbito lateral, decúbito ventral, posição sentada ( o leito ou em uma cadeira), posição ortostática.
O examinador deve sempre procurar a posição mais confortável para coletar os dados, podendo se deslocar como lhe convier.
Técnicas Básicas para Exame Físico
O exame físico compreende a inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta, além da utilização de alguns instrumentos e aparelhos que citaremos adiante.
Para realização de cada etapa a examinadora vai empregar os seus sentidos, sobretudo a visão, o tato e a audição. Além desses, o olfato é considerado também um sentido