a historia das coisas
A história das coisas “abre os olhos”dos seus expectadores para os reais custos da nossa cultura do consumo no sistema Capitalista. É todo esse ciclo desordenado que afetam comunidades no país e no resto do mundo, mais a maior parte desta está escondida da vista. Expõe as conexões entre um enorme número de questões ambientais e sociais e chama atenção para a criação de um ambiente mais sustentável e justo.
A preocupacão da apresentadora do vídeo, é a recuperação e transformação dos nossos sistemas industriais e econômicos para que eles sirvam, em vez de prejudicar, a sustentabilidade ecológica e equidade social.
A narrativa da história, vem examinando como as políticas econômicas do pós-guerra Mundial marcou o ínicio de nações de “obsolecencia planejada”, um eufemismo para de jogar fora, no qual é questionado a política econômica do Capitalismo, de maximização dos bens com pouca ou nenhuma durabilidade. E “obsolescência perceptiva”, um eufemismo ao descarte das coisas que ainda são úteis, muito por conta do bombardeio de propagandas e informações, que muitas mídias propagam. E uma das soluções dadas pelo vídeo é a libertação da cultura de “usar e jogar fora”, o consumo consciente e sustentábilidade.