Trabalho de produção animal
(IMPORTÂNCIA DA AVICULTURA E SUINOCULTURA)
Perspectivas e importância da avicultura no Brasil e no mundo
A avicultura é considerada por muitos como a atividade mais dinâmica e em muitas cidades a produção de frangos é a principal atividade econômica.
O setor é representado pelo sistema de integração, que consiste em um contrato no qual o produtor rural se responsabiliza por parte do processo produtivo, como a produção de frutas ou criação de frango e suínos, repassando essa produção à agroindústria, como matéria-prima a ser processada e transformada no produto final.
Na avicultura, os agricultores tem como responsabilidade fornecer, por sua conta, as instalações, equipamentos, energia elétrica, lenha, ou qualquer outra forma de energia para aquecimento das aves, material para forração do piso e mão-de-obra necessária para o manejo. E recebem da agroindústria pintos de um dia, ração, medicamentos e assistência técnica. Os agricultores criam os animais até a fase de abate e os repassam à agroindústria, que produz cortes e toda gama de derivados de carne de frango.
Como alguns benefícios do sistema de associação entre integrado e indústria temos:
Maior controle sobre a produção;
Criação de postos de trabalho nas zonas rurais;
União entre o pequeno agricultor e o agronegócio mundial;
Diversificação das atividades rurais;
Além desses benefícios a avicultura tem como destaque a rentabilidade superior a da maioria das outras atividades do campo. Outro grande benefício está no fato do agricultor não precisar desbancar nenhum outro sistema. Podendo montar o aviário e manter suas outras atividades.
Devido a esses benefícios a produção da carne de frango vem crescendo exponencialmente, quando comparada a outros tipos de criações.
No Brasil, a avicultura emprega mais de 3,6 milhões de pessoas, direta e indiretamente. Além de ser o maior exportador de carne de frango do mundo,