Zootecnia da Produção a Preservação
O Zootecnista é um profissional que atua na produção animal e que também pode atuar na área de preservação ambiental. A carreira tem uma grande diversidade de áreas de atuação. A Zootecnia como profissão foi criada em 1968, regida pela Lei nº 5.550. O Zootecnista tem importante função para o crescimento econômico de um País.
Empreendedorismo
O Zootecnista, assim como em qualquer outra profissão, deseja um bom lugar no mercado de trabalho. Portanto deve ser um bom empreendedor. Ser empreendedor é inovar, buscar novos aspectos que dê resultados a uma determinada área. Se falando de Zootecnia, empreender vai além de resultados. Diz respeito a qualidade nutricional do animal, qualidade na produção, no bem-estar e nas mudanças que trazem melhoria a área zootécnica. Ser Zootecnista abrange uma enorme área de atividades no agronegócio brasileiro. É contribuir para a criação de novas oportunidades de negócios, novos campos de trabalho e desenvolvimento do setor agroindustrial.
Muito além da porteira
A zootecnia não trabalha somente com a produção. Participar da área de ensino também é uma ótima opção de campo de trabalho para um zootecnista. Trabalhando na formação e capacitação de alunos em escolas técnicas e de ensino superior. Podendo atuar no curso de Zootecnia ou em outros como Ciências Agrárias, Medicina Veterinária, Agronomia, etc. Mas para isso é necessário ter mestrado e/ou doutorado.
Bem-estar animal na zootecnia
O bem-estar do animal tem que ser e tem sido o termo primordial na Zootecnia. Não só por questões éticas, mas também há resultados positivos na produtividade, saúde e qualidade do produto final na criação dos animais. Atualmente as grandes empresas do ramo alimentício, exigem um padrão mínimo na qualidade das instalações das fazendas, granjas e plantações que promovam o maior bem-estar dos