Trabalho de processos gerenciais
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Polo Padrão
Professor: Me Luiz Manoel Palmeira
ORIENTAÇOES-DESAFIO DE APRENDIZAGEM PROCESSOS GERENCIAIS
Professor:Kayta Rodrigues
Campo Grande - MS
Setembro / 2011
Semestre 02
ORIENTAÇÕES – DESAFIO DE APRENDIZAGEM
PROCESSOS GERENCIAIS
Semestre 02
“FORMAR PROFISSIONAIS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, CAPAZES DE DISSEMINAR O DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DAS ORGANIZAÇÕES A PARTIR DE UM CONHECIMENTO GLOBAL”.
EMPRESAS E ADMINISTRADOR
Administração consiste em gerência, controle e direção de empresas públicas ou privadas, tendo como objetivo maior produtividade e lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. Este profissional. No entanto, não tem apenas esta função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas. Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar - POCCC. Atualmente, sobretudo com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que atualmente chama-se apenas Dirigir (Liderança).
Atualmente, as principais funções administrativas são: • Fixar objetivos (planejar); • Analisar: conhecer os problemas; • Solucionar problemas;