Trabalho de Processamento de Pol meros
Engenharia Mecânica – 9E
Rafael Silveira Scherer e Tâmie de Souza Perozzo
Co-injeção
Co-injeção consiste no processo de moldagem por injeção no qual dois ou mais polímeros diferentes são injetados simultaneamente no mesmo molde através de diferentes bicos injetores. Usualmente este método tem como finalidade alterar as propriedades físicas, químicas e mecânicas dos polímeros produzindo embalagens com características diferenciadas ou também reduzir custos de produção.
A co-injeção pode também ser conhecida como moldagem por prensa e existem duas formas de realizar o processo de co-injeção: baseada em máquina e baseada em molde.
Para a realização da co-injeção em máquina é necessário a utilização de duas ou mais unidades de processamento. Este processo consiste em um método frio, onde o plástico fundido de cada unidade de processamento é forçado através de um coletor de material, de onde é combinado e depois sai através de um único injetor. O processamento dos polímeros através deste meio resulta em um produto de núcleo coberto por um revestimento.
Já o processo de câmara quente, no qual os dois polímeros fundidos são mantidos separados até a última etapa é chamado de co-injeção baseada em molde. Os fluxos dos materiais são unidos quando atingem o molde, produzindo uma peça com efeito de dupla camada. Este tipo de processo de moldagem é comumente aplicado em produtos de uso doméstico, tais como cabos de escovas de dentes, que possuem uma superfície clara externa em torno de um núcleo colorido. Este método além de ser utilizado para aplicações que exijam certos efeitos estéticos é também usado para outros fins. A combinação de um produto principal com uma sobreposição de polímero permite que os fabricantes criem uma gama de propriedades para seus produtos.
Este método é uma técnica prática utilizada para os principais produtos de baixa temperatura, pois necessita de um tempo reduzido de arrefecimento. Além disso, ao utilizar um