Trabalho De Probabilidade E Estat Stica
CURSO – engenharia da computação
DISCIPLINA – probabilidade e estatística
ZÉ HORLLANDO SILVA SANTOS
Goiânia - GO
2015
Cáp. I
1) Método é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.
2) O método experimental consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam.
3) O método estatístico, diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influencias cabem a cada uma delas.
4) A estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmo na tomada de decisões.
5) Depois de cuidadoso planejamento e a devida determinação das características mensuráveis do fenômeno coletivamente típico que se quer pesquisar.
6) Continua (registro) quando feita continuamente, tal como a de nascimentos e óbitos e a de frequência dos alunos às aulas.
7) Periódica quando feita em intervalos constantes de tempo, como os censos (de 10 em 10 anos) e as avaliações mensais de alunos.
8) Ocasional quando feita extemporaneamente, a fim de atender a uma conjuntura ou a uma emergência, como no caso de epidemias que assolam ou dizimam rebanhos inteiros.
9) A coleta é indireta quando é inferida de elementos conhecidos (coleta direta) ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado.
10) Obtido os dados, eles devem ser cuidadosamente criticados, à procura de possíveis falhas e imperfeições, a fim de não incorremos em erros grosseiros ou de certo vulto, que possam influir sensivelmente nos resultados.
11) A critica é externa quando visa as causas dos erros por parte do informante, por distração ou má interpretação das