Trabalho de PPP - Topografia
No Brasil é utilizado o IBGE-PPP para o pós-processamento de dados GPS. É um serviço on-line que permite usuários de GPS obterem com boa precisão coordenadas no Sistema de Referencia Geocentrico para as Américas (SIRGAS2000) e no International Terrestrial Reference Frame (ITRF).
O resultado do IBGE-PPP não depende qualquer ajustamento de rede geodésica, ele não esta vinculado às realizações ou ajustamentos de rede planimétrica. Portanto, haverá uma pequena diferença entre os dados obtidos através deste serviço e os disponíveis no Banco de Dados Geodésicos (BDG)
O sistema processa os dados GPS que foram coletados no modo estático ou cinemático de receptores de uma ou duas frequências. Porem esses dados só serão aceitos se tiverem sido rastreados após a implantação do SIRGAS2000 no Brasil (25 de fevereiro de 2005)
Para utilização do IBGE-PPP os dados de GPS devem estar no formato RINEX ou Hatanaka, e de preferência comprimidos em WINZIP, GZIP ou TAR-GZIP para agilizar o tempo de processo e o recebimento dos dados. Deve também ser expecificado o tipo de antena utilizada no levantamento e o valor da sua altura em metros.Então os dados são enviados para o e-mail fornecido pelo usuário
O serviço utiliza como receptores base a RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo) que é composta por receptores GNSS base, situadas em cidades estratégicas para seu uso. No mapa a baixo segue uma mapa que contem a localização dos pontos desta rede, esta rede é de suma importância, pois é a partir dos dados coletados por estas antenas base que conseguimos obter as coordenadas desejadas.
Estações operantes
Estações em estado de advertência
Estações inoperantes
(sem dados há mais de 6 dias)
Figura: Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS - RBMC
Fonte: Site IBGE 21/05/2013