Trabalho de Português
Aluna: Lauriane Bandeira
Professora: Jeiza
2° ano B
Romantismo em Portugal e no Brasil
Romantismo (1836-1881)
Contexto histórico
O Romantismo é um movimento artístico intimamente ligado às transformações socioculturais, políticas e econômicas que derivam da Revolução Industrial, na Inglaterra, e da Revolução Francesa (1789).
No Brasil, o movimento romântico está diretamente vinculado aos momentos decisivos da afirmação da nossa nacionalidade.
Contexto literário
O Romantismo reflete os ideais da burguesia recém-chegada ao poder na Europa. Essa burguesia será o novo público-leitor dos textos românticos.
Em Portugal, o Romantismo durou aproximadamente quarenta anos. Teve início em 1825, com a publicação de Camões, de Almeida Garret, e terminou aproximadamente em1865, com a publicação da Questão coimbrã. O movimento está ligado ao liberalismo, à ideologia burguesa e ao compromisso com o novo público.
No Brasil, o introdutor do Romantismo foi o poeta Gonçalves de Magalhães, com a publicação da obra Suspiros poéticos e saudades, em 1836.
Características do Romantismo
Subjetivismo: é a emoção retratada de forma pessoal à sua realidade interior.
Sentimentalismo: os sentidos são libertados. A expressão dos sentimentos e das emoções predomina sobre a manifestação racional, lógica.
Individualismo/egocentrismo: o lirismo é característica dominante. É um narcisismo artístico em que se reproduz o eu interior num mundo exterior idealizado.
Idealização: o romântico não vê as coisas como são, mas como poderiam ou deveriam ser.
Nacionalismo, patriotismo e lusofobia: há uma intensa exaltação do país e das coisas nacionais, existindo também um sentimento de aversão à ex-metrópole, Portugal.
Nativismo: há um deslumbramento pela natureza exótica e rica.
Escapismo psicológico: fuga da realidade.
Medievalismo: acontece uma volta ao passado, retomando antigos valores.
Religiosidade: a vida espiritual retoma sua força e influência no Romantismo. Acontece uma