TRABALHO DE PORTUGUES
Nomes:Renan Bassinelli VIlela N °22
Rodrigo
EURICO, O PRESBÍTERO
Alexandre Herculano
* Biografia do autor:
Alexandre Herculano
Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo (1810-1877), historiador, poeta, jornalista e romancista português, intelectual altamente respeitado em seu país, é considerado o primeiro historiador de Portugal da Escola Modernista. Estudou latim, lógica e retórica e, mais tarde, já na Academia da Marinha Real, estudou matemática com a intenção de seguir uma carreira comercial.
Descontente com o governo de Miguel I de Portugal exilou-se na França, onde criou os seus melhores poemas. Voltou a Portugal em 1832 e continuou a escrever. Participou também, durante o mesmo ano, como voluntário na expedição liberalista à Ilha Terceira e foi um dos 7500 homens de D. Pedro IV a desembarcar no Mindelo para a ocupação do Porto.
Dirigiu o jornal Panorama por volta de 1840, publicou obras de ficção, como Eurico, o Presbítero, de 1844, mas ganhou fama como historiador. Escreveu clássicos como História de Portugal (1846-53) e História da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal (1854-59). Como romancista, introduziu na literatura portuguesa os romances históricos na linha imortalizada por Sir Walter Scott (1771-1832)
* Resumo:
O romance Eurico, o Presbítero, conta a triste história de amor entre Hermengarda e Eurico.
A história se passa no início do séc. VIII na Espanha Visigótica. Eurico e Teodomiro são amigos e lutam junto com Vitiza (imperador da Espanha) contra os montanheses rebeldes e contra a francos, seus aliados.
Depois desse bem sucedido combate, Eurico pede ao Duque de Fávila a mão de sua filha, Hermengarda, em casamento. No entanto, Fávila ao saber da intenção de Eurico e, sabendo ainda que esse era um homem de origem humilde, recusa o pedido de Eurico. Certo de que sua amada também o repelia, o jovem entrega-se ao sacerdócio, sendo ordenado como o Presbítero