Lista de Exerc cios PFIII Valter Salvo Automaticamente
7563 palavras
31 páginas
SÉRIE DE EXERCÍCIOS Nº 11. Qual a diferença entre uma estrutura cristalina e um sistema cristalino?
Resposta: A estrutura cristalina define a maneira segundo a qual os átomos ou íons estão arranjados espacialmente, nos materiais cristalinos. Ela é definida em termos da geometria da célula unitária e da posição dos átomos dentro da célula unitária. Já um sistema cristalino é um esquema segundo o qual as estruturas cristalinas são classificadas de acordo com a geometria das células unitárias. Essa geometria é especificada em termos de relações entre comprimentos de arestas e ângulos interaxiais. Existem sete sistemas cristalinos diferentes.
2. Qual a diferença entre estrutura atômica e estrutura cristalina?
Resposta: A estrutura atômica define o arranjo dos componentes internos da matéria: prótons, neutros e elétrons; ou seja, a estrutura eletrônica em um nível subatômico, definindo ainda o tipo de ligação entre os átomos que constituem o elemento ou composto. A estrutura cristalina define a maneira segundo a qual os átomos ou íons estão arranjados espacialmente, nos materiais cristalinos. Ela é definida em termos da geometria da célula unitária e da posição dos átomos dentro da célula unitária.
3. O ferro possui uma estrutura cristalina CCC, um raio atômico de 0,124 nm, e um peso atômico de 55,85 g/mol. Calcular o fator de empacotamento da célula unitária.
Resposta:
Número de átomos na célula unitária
Nat = 1 + [1/8.8] = 2
Volume do átomo
Vat= 4πR³ = 3
Relação entre a e R
4R = a√3 a = 4R/√3 a = 4R/√3
Fator de Empacotamento Atômico (FEA)
FEA = Volume (átomos) = Nº(átomos).V(1átomo) Volume(célula) a³
2. 4πR³
FEA = 3 = 8. πR³ . 3.√3 = π.√3 = 0,68 4³ 3 64R³ 8 √3³
FEA = 0,68
4. Mostrar que, para a estrutura cristalina cúbica de corpo centrado (CCC), o comprimento da aresta da célula unitária a e o raio atômico R estão