trabalho de portugues
PROFESSORA: JANETE
NOME DO GRUPO: RHIAN MENDONÇA, REBEKA MARTINS, MARCOS FRANCO, FILIPE VELASCO E JULIANA BARBOSA
PARÓDIA
A paródia é uma releitura cômica de alguma composição literária, que frequentemente utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes.
A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. A paródia pode ter intertextualidade. Em Parodia, paráfrase & cia, lembra que o termo paródia foi institucionalizado a partir do século XVI e XVII, também traz os significados de Parodia segundo o dicionário de literatura que discrimina três tipos básicos, sendo eles:
Verbal: Altera uma palavra ou outra do texto original;
Formal: O estilo e os efeitos técnicos de um escritor são usados como forma de zombaria;
Temática: em que se faz a caricatura da forma e do espírito de um autor. A paródia se define através de um jogo de intertextualidade e intratextualidade (quando o autor retoma sua obra e reescreve). A paródia é a recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescritura de caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico, humorístico, jocoso.
A paródia constrói, assim, um percurso de desvio em relação ao texto parodiado, numa espécie de insubordinação crítica, cômica.
A paródia tem como elemento principal, na maioria das vezes, a comédia, ou seja, a partir da estrutura de um poema, música, filme, obras de arte ou qualquer gênero que tenha um enredo que possa ser modificado. Mantém-se o esqueleto, isto é, características que remetam à produção original, como por exemplo o ritmo – no caso de canções – mas modifica-se o sentido. Com cunho, em