TRABALHO DE PORTUGUES
CAMPUS DE ERECHIM
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MAICON ANDRÉ BISOGNIN
RESUMO: PRÁTICAS DE COMPRA EM MÉDIA E GRANDES EMPRESAS NO BRASIL
ERECHIM/RS 2015
Práticas de compra em médias e grandes empresas no Brasil
Por muito tempo foi predominante o entendimento de que esforços isolados eram suficientes nas empresas para atingir altos níveis de competitividade. No entanto, em virtude da globalização, da evolução da TI e da descente diversificação dos produtos, houve um aumento expressivo na complexidade da gestão.
Essa nova visão provocou uma mudança de paradigma para a área de suprimento. Nos anos recentes tanto a área acadêmica quanto os profissionais atuantes nos países desenvolvidos constataram esse aumento da importância estratégia de área de suprimento para alcançar a capacidade competitiva das empresas.
No Brasil não é diferente, uma vez que o país esta inserida em uma economia mundial heterogênea, dinâmica e globalizada, mas segundo um artigo publicado pela Wharton University (2012), as empresas brasileiras tendem a menosprezar as melhores praticas adotadas no exterior. Tal tendência de “olhar apenas para dentro do país” resulta em um grande numero de empresas muito atrás em benchmarking. Com isso o Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral realizou estudo que buscou levantar as principais praticas de compras adotadas pelas empresas.
Práticas de compras nas empresas brasileiras
Um abrangente levantamento de informação realizado em 166 empresas de diferentes portes procurou- se identificar aspectos como: tamanho da base de fornecedores, relação do valor anual adquirido e o seu faturamento, risco de suprimento, frequência de entrega dos seus fornecedores, praticas de compras realizadas, o desempenho da área de