trabalho de portugues
-A “explicação semântica” tem a ver com o significado das palavras, com o que elas querem dizer.Por exemplo, o enunciado “vendem-se casas” apresenta um problemasemântico, porque o verbo “vender” não pode ser praticado pelo sujeito “casas”... Casas não podem vender nada, só um ser humano pode vender alguma coisa...
-Pragmática é a o ramo da linguística que estuda a linguagem no contexto de seu uso na comunicação. As palavras, em sua significação comum, assumem muitas vezes outros significados distintos no uso da língua e, mais recentemente, o campo de estudo da pragmática passou a englobar o estudo da linguagem comum e o uso concreto da linguagem, enquanto a semântica e a sintaxe constituem a construção teórica.
Assimilação
-Entende-se por assimilação como sendo um processo mental pelo qual se incorporam os dados das experiências aos esquemas de ação e aos esquemas existentes. É um movimento de integração do meio no organismo
Analogia
-Analogia é um processo cognitivo de transferência de informação ou significado de um sujeito particular (fonte) para outro sujeito particular (alvo), e também pode significar uma expressão linguística, correspondendo a este processo, igualmente conhecido por comparação.
Diferença entre as duas:
A diferença é que a assimilação tenta tornar semelhantes coisas que estão bem perto uma da outra. Já a analogia usa um método diferente. Quando vamos abrir a boca para falar, a analogia “sopra” nos nossos ouvidos alguma coisa parecida que se mistura com o que íamos falar, fazendo assim com que deixemos “escapar” uma forma nova.
EX DE ANALOGIA:
Os substantivos desta lista usavam um lindo acento circunflexo, chamado “acento diferencial”, exatamente porque ajudava a diferenciar, na escrita, a vogal fechada (presente nos nomes)