relatório
02) - O intervalo de fusão ficou aproximadamente entre 6,00 e 9,50 segundos com temperatura de fusão de 81 graus; já o intervalo de solidificação ficou entre 4,50 e 7,50 segundos com temperatura de solidificação de 78,50 graus.
- Sim, esses intervalos correspondem a uma substância pura, pois os seus pontos de fusão e de solidificação, a uma determinada pressão, representam um valor constante, fator que caracteriza uma substância pura. Uma vez que a definição do ponto de fusão compõe um dos recursos pelo qual se pode calcular o grau de pureza da substância.
03) a) De acordo com a experiência, o gráfico correspondente ao resfriamento é o mais adequado para a análise da pureza de uma substância, pois à medida que o tempo passa, a temperatura diminuiu mais lentamente e com valores mais constantes se comparada à curva de aquecimento.
b) Os valores obtidos em nossos experimentos estão de acordo com essa afirmação.
04) Substancias no estado líquido ou sólido são caracterizadas por apresentar uma ordem maior na distribuição espacial das moléculas, se comparados ao estado gasoso. Tais ordens são consequência das atrações existentes entre as diferentes moléculas que compõem uma substancia. Quando o ponto de fusão é atingido, ocorre a transição de um estado em que existem mais forças intermoleculares para um em que existem menos, ou seja, fornece-se energia ao sistema para quebrar as forças não covalentes estabelecidos entre as moléculas, através do aumento da energia cinética das mesmas. Portanto, quanto maior for à intensidade das forças não covalentes existente entre as moléculas, maior será a quantidade de energia necessária para quebrar essas interações, e, consequentemente, maior será o ponto de fusão. Por exemplo, na água líquida ou sólida, as moléculas são mantidas juntas por meio de pontes de hidrogênio. Ao ser aquecida até o ponto de ebulição (100° ao nível do mar), suas moléculas começam a se