Trabalho de portugues
LADAINHA
LADAINHA
Ladainha ou kyrielle é uma forma poética com origem na poesia trovadoresca. O nome kyrielle provém do grego Kyrie, significando Senhor, muito usado na liturgia cristã, como por exemplo, no Kyrie eleison, aproximando-se por vezes de uma litania com as repetições de uma lengalenga.
CARACTERISTICAS LINGUÍSTICAS
Ladainha, também conhecida como litania, é uma oração breve e insistente em forma de responsório, na qual o povo responde a invocações do ministro ou animador com uma aclamação: geralmente rogai por nós. A ladainha é um modo muito simples e fácil de rezar. O nome ladainha provém do grego litaneia, que quer dizer oração pública.
A ladainha como conhecemos hoje surgiu por volta do século IV, em Antioquia. As mais conhecidas são a Ladainha de Todos os Santos e a de Nossa Senhora. Mas a piedade popular foi ao longo do tempo criando várias outras, para diferentes circunstâncias: a do Sagrado Coração de Jesus, do Santíssimo nome de Jesus, de são José, etc.
Ladainha de Todos os Santos: é uma lista de invocações à misericórdia de Deus e de intercessão ante alguns santos. Surgiu por volta do século III. No início eram invocados apenas os mártires. Ao longo do tempo foram acrescentados outros santos, ressaltando o caráter de universalidade da oração. Nessa ladainha, todos os santos e santas de Deus são invocados. Até mesmo os que ainda não foram canonizados, ou seja, declarados santos pela Igreja.
Ladainha de Nossa Senhora: também conhecida como lauretana por ter surgido em Loreto, por volta do século XII. É formada por 51 invocações a Maria, precedidas por outras à Trindade, e encerradas por mais três a Cristo, o Cordeiro de Deus. Tradicionalmente é usada como conclusão do Terço. Na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (O Rosário da Virgem Maria), n. 37, o papa João Paulo II escreve: “É o remate dum caminho interior que levou o fiel ao contato vivo com o mistério de Cristo e da sua mãe santíssima”.
CARACTERÍSTICA ESTRUTURAL