Trabalho De Portugues 3 Tri
Nome : Henrique Ferraz Mariottoni n:13
Etapa 1 :
Antes do descobrimento do Brasil , a Europa passava por uma mudança muito grande que foi o fim do Feudalismo , no qual deu origem a uma nova classe : A Burguesia [ comerciantes] , ao mesmo tempo que isso acontecia , estava acontecendo uma reforma religiosa que protestavam abertamente os dogmas da igreja católica e a autoridade do papa. Estes movimentos, conhecidos como Reforma, foram sem dúvida de cunho religioso. Esta reforma esta ligada diretamente a burguesia , pois o movimento reformista se adequavam às necessidades religiosas da burguesia, ao valorizar o homem “empreendedor” e ao justificar a busca do “lucro”, sempre condenado pela igreja católica.
Os motivos econômicos dos europeus , foi a necessidade de encontrar um novo caminho para se chegar às regiões produtoras de especiarias, de sedas, de porcelana, de ouro, enfim, da riqueza , pois o caminho que conheciam era de ‘propriedade’ dos burgueses de Veneza , dos quais possuíam um monopólio destes produtos .E então quando portugueses e espanhóis perceberam isso , logo quiseram descobrir uma nova rota , acabando com o monopólio de Veneza , e assim lucrando muito .
Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa.
Após os europeus partirem para as grandes navegações , eles tinham muitas inseguranças em relação ao mar , como por exemplo : As longas travessias, o medo desconhecido, medo de se perder ,a pirataria, as péssimas condições de sobrevivência em alto mar, a fome, a morte, os ratos, as doenças, a falta de agua potável , a superstição , estes e outros fatores eram os medos enfrentado pelos navegadores da época .
Na carta de Caminha , ele escreve como via o pais recém descoberto por eles , falava que os nativos [ índios ] andavam nús