Trabalho de Portugu s
OSMAR PASSARELLI SILVEIRA
Av. Brasil, 330 – Vila Bressani – Paulínia–SP – CEP 13140.496 – Fone (19) 3874-9457 ou 3833-2355
Carta de Pero Vaz de Caminha
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
TURMA: 1° W
Disciplina: Português
Professor: Cilene
Data: 18/08/2015
Elaborado por: Guilherme de Freitas Carneiro
Gustavo Locatelli Helena
PAULÍNIA-SP
2015
O que foi o projeto colonial Português?
O projeto colonial português era um projeto colonial que a coroa portuguesa tinha para garantir terras e braços para os colonos, assim eles promoviam migrações ampliavam e diversificavam o seu povoamento e tornavam as terras agricultáveis com seus próprios recursos livrando o rei da realização exclusiva dessas tarefas.
A Carta de Pero Vaz de Caminha
•
Visão etnocêntrica, eurocêntrica dos nativos:
“A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos (...)“
•
Os portugueses tinham atitudes legítimas de curiosidade, espanto e tolerância: "De ponta a ponta é toda praia... muito chã e muito fremosa. (...) Nela até agora não pudemos saber que haja ouro nem prata... porém a terra em si é de muitos bons ares assim frios e temperados como os de Entre-Doiro-e-Minho. Águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem, porém o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente e esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar"
•
Com relação ao índio, a atitude de Caminha foi de certa simpatia porém estranha a nudez dos nativos:
"Andam nus sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa de cobrir nem mostrar suas vergonhas e estão acerca disso com tanta inocência como têm de mostrar no rosto. (...) Eles porém contudo andam muito bem curados e muito limpos e naquilo me parece ainda mais que são como as aves ou alimárias monteses que lhes faz o ar melhor pena e melhor cabelo que as
mansas,