Trabalho De Portugu S
Cada um de nós, ao longo de nosso dia-a-dia, nos deparamos com uma infinidade de tipos de discursos, ou seja, com tipos de textos. Conhecemos todos eles através da prática. Produzimos e lemos em todos os momentos da nossa vida textos escolares, literários, jornalísticos, pessoais, oficiais, e ainda reconhecemos em cada um as suas características próprias. Cada tipo de texto possui sua característica, sua forma, sua materialidade.
Temos dois tipos de textos, os verbais e não verbais. Os textos verbais são aqueles predominantemente escritos. Com a palavra como meio de compreensão. Porém também há os textos não-verbais que se caracterizam ou pela oralidade, pelo som, ou pela visão. Um exemplo de texto oral é a música, que podemos chamar de textos, pois tem um autor que a direciona ao leitor, ou ouvinte; as músicas são produzidas geralmente com um sentido; têm um contexto e tem uma estrutura material.
Além da música, podemos classificar como texto também a dança, que têm a música e o movimento a seu favor e a pintura, que é um texto visual. Cada autor tem sua forma de se expressar através de um quadro. O traçado, a cor, a forma, tudo isso direciona um sentido para a pintura.
Texto e contexto se desenrolam com a nossa vida. Uma existe para a outra assim como a palavra para o escritor, ou o traçado para o pintor, ou o som para o compositor. Texto e contexto transformam nossa vida através dos tipos relativamente estáveis de texto, em suma, através dos gêneros do discurso.
GENERO LÍRICO
O termo “lírico” vem do latim (lyricu) e quer dizer “lira”, um instrumento musical grego. Durante o período da Idade Média os poemas eram cantados e divididos por métricas (a medida de um verso, definida pelo número de sílabas poéticas). A combinação de palavras, aliterações e rima, por exemplo, foram cultivadas pelos poetas como forma de manter o ritmo musical. Logo, essa é a origem da métrica e da musicalidade na poesia. A temática lírica geralmente