Trabalho de Polímeros
Então Polímeros são macromoléculas, moléculas enormes, formadas pela junção, pela união de moléculas menores. Estas moléculas são chamadas pelos químicos de monômeros, ou seja , todas as vezes de diversos monômeros são agrupados, são ligados, se produz um polímero.
É bom lembrar que um polímero em si, não necessariamente ele é artificial. Existe polímeros naturais, que são muitos estudados dentro da bioquímica. Como proteínas, que é um tipo de polímero formado pela junção de diversas moléculas de aminoácido, a celulose que também é um tipo de polímero formado pela junção de diversas moléculas de beta glicose, o amido que é formado também pela junção de moléculas de alfa glicose, e por ai vai...
Logico que nosso interesse químico basicamente é estudar a formação de polímeros artificiais. Estes polímeros que, tiveram sua evidencia muito maior ao longo do século 20, quero lembrar que o século 20 ele é conhecido pelo século do plástico, o século do polímero. Porque foi a partir desse período, principalmente na segunda metade do século 20 que grande maioria dos plásticos que conhecemos hoje, surgiram.
Estes plásticos, estes polímeros em si, eles podem ser obtidos por 2 tipos básicos de reações, existe polimerização que ocorre por reação de adição, na reação de adição como o próprio nome indica, moléculas menores são adicionadas umas as outras, para a formação da macromolécula ou seja do polímero.
É bom lembrar, para que ocorra uma reação química, de polimerização por adição, a condição básica é que exista ligação dupla entre átomos de carbono, lembrem que a ligação dupla de entre carbonos, temos uma ligação extremamente forte que é chamada de ligação sigma, e uma ligação mais fraca que é chamada de ligação p.i. é essa ligação p.i. que é quebrada na presença de catalisadores com pressão e temperatura adequada, que vai propiciar a formação de radicais livres. Estes radicais que vão participar da