TRABALHO DE PI
JEFFERSON FERREIRA
LÓISE KATLEEN FERREIRA GOMES
RAQUEL CRISTINA FERREIRA NUNES
Análise do desenvolvimento da semente do trigo em diferentes solos.
(Triticum spp.)
PATOS DE MINAS
2015
ANA PAULA DA CUNHA CRUZ
JEFFERSON FERREIRA
LÓISE KATLEEN FERREIRA GOMES
RAQUEL CRISTINA FERREIRA NUNES
Análise do desenvolvimento da semente do trigo em diferentes solos.
(Triticum spp.)
Projeto de pesquisa tem como finalidade de analisar a semente do trigo em diferentes tipos de solos, no curso de Agronomia realizada no Centro Universitário de Patos de Minas, na disciplina de Projeto Integrador com o professor Takao Enardo Fujimo.
PATOS DE MINAS
2015
RESUMO: O trigo é um dos cereais mais produzidos no mundo. Graças ao seu aprimoramento genético, possui atualmente uma ampla adaptação edafoclimática, sendo cultivado desde regiões com clima desértico, como em alguns países do Oriente Médio, ou até em regiões com alta precipitação pluvial, como é o caso da China e Índia. No Brasil pode ser cultivado desde a região Sul do país até o cerrado; A vantagem da produção de trigo do cerrado é a estabilidade em termos de quantidade e qualidade industrial, pois nas condições irrigadas as variações de rendimento de grãos são pequenas e o trigo é colhido no período seco e não entre a safra. A região poderia funcionar como reguladora de estoques e uma exportadora de trigo para outros estados e também para outros países.
Palavras chaves: Genética, Clima e Grãos.
INTRODUÇÃO O trigo é uma gramínea de ciclo anual, cultivada durante o inverno, consumida em forma de farinha ou ração animal. No Brasil, a produção anual oscila próximo a 6 milhões de toneladas, com o cultivo do trigo nas regiões Sul (RS, SC e PR), Sudeste (MG e SP) e Centro-Oeste (MS, GO e DF). O consumo se mantém inalterado nos últimos anos, com a demanda brasileira em 10 milhões de toneladas. Historicamente, a cultura do trigo foi estabelecida no Sul do país, onde estão