Trabalho de pesquisa educacional
Novas práticas pedagógicas reconhecem que a língua varia no tempo e no espaço e descartam as idéias ultrapassadas e reprodutivas. Segundo Corrêa (2004) o professor conta com o auxilio de novas tecnologias anunciando novos rumos para o ensino da língua e para a produção de texto.
Sabe-se que, há muito tempo, a língua não é um sistema pronto e acabado á disposição dos indivíduos. A lingüística moderna já mostrou que uma mesma língua varia de acordo com os usuários e suas necessidades. Segundo Corrêa (2004) é importante mudar a concepção de língua, de ensino de língua e texto subjacentes á prática da escrita em sala de aula, caso contrário, de nada vale mudar a nomenclatura.
Vários estudos têm demonstrado a importância do papel da família no desenvolvimento lingüístico da criança. Papalia o Olds (2000) fizeram uma revisão de alguns destes estudos, que mostram que a maneira com que pais e educadores lêem para crianças, os autores argumentam que adultos ajudam mais as crianças no seu desenvolvimento, quando exploram com ela os livros, de maneira a expandir a sua linguagem.
Frente a esta realidade, propõem-se a realização de ações que conscientizem e envolva a família no processo de aprendizagem significativa, a fim de que esta parceria venha minimizar as dificuldades.
Desta forma, os profissionais da educação assumem o compromisso de envolver pais ou responsáveis, no acompanhamento das atividades discentes trazendo-os para dentro da escola onde seus filhos passem a ser no processo da aprendizagem, o multiplicador de incentivo á leitura.
Espera-se com esta parceria, estreitar laços que possam fortalecer a construção do conhecimento dos educandos, tornando-os leitores críticos e conscientes.
2 – OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Promover a interação família a escola no processo de aquisição da leitura e escrita, enfatizando a importância desta parceria.
3.2 Objetivos Específicos
• Estimular a família para a participação ativa e direta na