Trabalho de Personalidade II
2 – Qual a concepção de Rogers a respeito do desenvolvimento do Self? Assim que os bebês nascem desenvolvem-se aos poucos um campo experiencial, através dos encontros sociais, uma parte dessa experiência torna-se diferenciada do restante, é quando ele toma consciência do “eu”, “mim”, que é o self, o autoconceito, cuja formação envolve a distinção entre o que é parte do self e o que são as pessoas, objetos. O Self é nossa imagem que somos, do que deveríamos ser e do que gostaríamos de ser. Em condições ideais, o Self é um padrão consistente, um todo organizado. Todos os seus aspectos buscam a coerência.
3 – Em relação ao desenvolvimento do Self, explique a relevância:
a) Do mundo experiencial: a formação do Self depende muito das nossas experiências de mundo, que são subjetivas, a realidade de nosso ambiente depende da percepção que temos dele, que nem sempre pode coincidir com a realidade, pois a percepção é interna, é subjetiva, ou seja, o mundo experiencial é particular, podendo ser conhecido somente por nós.
b) Da Consideração Positiva Incondicional: aceitação, amor e aprovação incondicional, é o que a mãe faz com seu bebê, com isso é crucial para o desenvolvimento da personalidade, o comportamento do bebê é