Trabalho de PCSSrafaelalima
865 palavras
4 páginas
Trabalho de PCSS Professor Paulo SáAluna: Rafaela Bezerra Lima – 1º ano medicina turma B
Dentro dos princípios organizativos do SUS, temos a descentralização, a hierarquização e o controle social. Sendo assim, de que maneira a população pode participar das decisões sobre as políticas de saúde municipais e estaduais, para garantir a integralidade da atenção à saúde em um sistema hierarquizado? O que representa cada um desses conceitos e apresente um exemplo prático de como isso pode acontecer.
Para a efetivação do sistema único de saúde, é preciso seguir as diretrizes dos princípios organizativos. São eles: Descentralização e comando único, hierarquização e regionalização e participação popular.
Na hierarquização, há a organização dos serviços em níveis crescentes de complexidade, delimitados a uma determinada área geográfica. Nesse ponto entra o processo de regionalização, que é, na maioria das vezes, um processo de articulação entre os serviços já existentes, buscando o seu comando unificado. A hierarquização deve, além de promover a divisão dos níveis de atenção, garantir acesso aos serviços que componham a necessidade de cada paciente e garantir a integralidade de atenção a saúde, como por exemplo, com a utilização do sistema de referência e contrarreferência (encaminhamento ao especialista e retorno ao médico do serviço básico).
Já o processo de descentralização tem como objetivo redistribuir o poder e as responsabilidades entre os diferentes níveis de governo, a fim de prestar serviços com maior qualidade e garantir o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos. Por exemplo, nem sempre o ministro da saúde ou governador do estado sabem as reais necessidades referentes à saúde de determinado município. Quanto mais ‘’perto’’ estiver a decisão, maior a