Trabalho de parasito
Gustavo Ortiz 59500
Lizandra Dolfini 58373
Renata Marraschi 58342
Vanessa Cristina da Silva 42251
Enteroparasitoses intestinais em crianças das aldeias do Parque Indígena do Xingu.
Araras/SP
Junho/2011
Carlos Augusto Santiago 58077
Gustavo Ortiz 59500
Lizandra Dolfini 58373
Renata Marraschi 58342
Vanessa Cristina da Silva 42251
Trabalho apresentado como parte de avaliação à disciplina de Parasitologia Geral do 5º período do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Hermínio Ometto.
Profª Dra. Maria Ap. Ferreira de Almeida
Araras/SP
Junho/2011
1 - Resumo.
Foi avaliada a ocorrência de parasitoses intestinais em indígenas das aldeias do Parque Indígena do Xingu. No contexto de apreciações congêneres, expressa contribuição para adequado conhecimento do assunto, significativo sob o ponto de vista médico-sanitário. O exame parasitológico das fezes, de crianças de 2 a 9 anos, de seis aldeias localizadas na reserva do parque do Xingu, realizado por meio do exame parasitológico de Hoffman, pode ser considerado como dotado de razoável amplitude para estabelecer diagnósticos. Ocorreu encontro de cistos de protozoários e de ovos de helmintos de múltiplos tipos, até mesmo em expressivas porcentagens. A verificação demonstra que tais índios vivem em ambiente onde prevalecem más condições higiênicas, em especial, facilitador da disseminação de protozoários e helmintos pelo contato com o solo ou ingestão de água e alimentos contaminados.
Palavras-chaves: Enteroparasitoses; Indígenas; Epidemiologia; Parasitoses Intestinais;
2 - Introdução.
O parasitismo intestinal ainda constitui um dos mais sérios problemas de saúde pública no Brasil, especialmente, nos países