trabalho RELAÇÃO PARASITO
Vejamos alguns conceitos básicos sobre essa relação;
Parasitismo é uma relação direta ou indireta entre dois organismos geralmente bem determinados, o hospedeiro e o parasito. Nesta relação o parasito vive as custas do hospedeiro, caracterizando uma relação desarmônica, onde só um é beneficiado; Assim o hospedeiro é indispensável pela vida do parasito pois sem ele ,morreria por falta de nutrientes. Podemos destacar também outros papéis importantes nessa relação: Hospedeiro Definitivo é o que se aloja o parasito por um período maior, onde podemos observar o desenvolvimento e a reprodução do parasito.
Hospedeiro Intermediário é o ser onde o parasito se desenvolve parcialmente, passando para o estágio adulto só no hospedeiro definitivo.
Vetor ou hospedeiro de transporte ele pode ser um antrópode, molusco..., onde não ocorre crescimento de larvas e pode ser transmitida de um hospedeiro para o outro, até o hospedeiro definitivo. Existem dois tipos de vetores o biológico e o mecânico, onde o biológico as larvas se reproduzem dentro do vetor e o mecânico o vetor só serve como meio de transporte. Convém a ressalva que existem vários tipos de interação entre os seres sendo eles o parasitismo, canibalismo, competição, predatismo, neutralismo é os exemplos de relação desarmônica, já o mutualismo,protocooperação, comensalismo... são exemplos de relação harmônica. de um parasito em um hospedeiro é indicação de que está acontecendo uma ação patogênica do mesmo; Entretanto, esta ausência de patogenicidade é rara e de curta duração, dependendo da fase evolutiva do parasito. Em geral, os distúrbios que ocorrem são de pequenas montas,pois há uma tendência de haver um equilíbrio entre a ação do parasito e capacidade de resistência do hospedeiro. Dessa forma ver-se que a ação dos parasitos é muito variável sendo apresentado em diferentes formas de ação; Ação espolativa é quando o parasito absorve nutrientes ou mesmo sangue de hospedeiro, podem