Trabalho de Organiza o e Administra o em Radiologia
Tema: Contratação por Cooperativa de serviços e trabalho e Cooperativa de profissionais da área de radiologia.
O presente artigo tem como objeto de estudo a possibilidade da terceirização de serviços por intermédio de cooperativas de trabalho a partir da análise das consequências decorrentes de tal medida, em especial, no que concerne a eventuais reclamações trabalhistas.
A questão proposta no presente trabalho nos parece extremamente atual. Primeiro, pelo desconhecimento - ainda hoje existente (até mesmo por parte de cooperados e empresas contratantes) - sobre a real natureza das sociedades cooperativas, suas características, finalidades e peculiaridades de seus atos e operações. Segundo, pelo fenômeno da terceirização enquanto novo modelo de flexibilização empresarial, visando a redução dos custos de produção e diminuição dos encargos trabalhistas e fiscais. A relação da empresa e o terceirizado autônomo poderá ser caracterizada como uma relação de emprego, sujeita, portanto, ás normas trabalhistas somente quando configurados cumulativamente os seguintes requisitos: Habitualidade, onerosidade, pessoalidade e subordinação direta.
Na área de radiologia e diagnostico por imagem, a cooperativa tem como objetivo prestar serviços radiológicos por meio de contratos com órgãos públicos e municipais, estaduais e federais podendo ser de forma coletiva ou individual.
Como em qualquer área se tem normas e regras a serem cumpridas e seguidas como descrita na lei em vigor. Para poder fazer parte de uma cooperativa temos que se encaixar nos requisitos exigidos pelo estatuto e não termos nenhuma restrição. O capital da cooperativa e divido em quotas que são divididos entre os membros da cooperativa, os cooperados tem como obrigação seguir a risca oque foi estipulado por contrato os trabalhos a seu contratante.
Nome: Anderson Muniz n° 58