novo sistema de corrente cont nua
UM NOVO SISTEMA DE CORRENTE CONTÍNUA
Geladeiras, ares-condicionados, chuveiros e lâmpadas ainda se fazem presentes nas casas, antes de abandonar completamente o sistema atual, o sistema “AC/DC” propõe a utilização de ambos os sistemas de corrente. Com ele, a corrente alternada chega até sua casa e, a partir de uma central, parte é distribuída na forma alternada e o restante é convertido em corrente contínua por um transformador de grande eficiência.
A iluminação da casa continuaria com a alimentação alternada, assim como algumas tomadas estratégicas. Já as demais tomadas forneceriam corrente contínua, podendo até mesmo utilizar voltagens menores (24 ou 48 volts). Aparelhos que utilizam corrente contínuas dificilmente exigem uma tensão maior que este o que tornaria os aparelhos mais econômicos e reduziria seus custos de produção.
UMA ENERGIA SUTENTÁVEL
A proposta não visa apenas a economizar a alimentação externa que chega até sua casa, o sistema hibrido de corrente também é eficiente no aproveitamento da captação solar. Conservada em baterias, a eletricidade desta fonte dispensaria conversão e poderia ser enviada diretamente para as tomadas de corrente contínua da casa.
No Japão e não possui previsão para sua implantação deste sistema. Também não se trata de um projeto revolucionário ou pioneiro no segmento, outras propostas semelhantes já foram apresentadas anteriormente, mas esta foi a primeira a combinar os dois sistemas em uma mesma planta.
É difícil prever com exatidão a quantidade de energia que este sistema poderá economizar, mesmo porque isso depende muito da aplicação da eletricidade em cada casa. O simples ato de retirar os aparelhos da tomada pode reduzir a conta de luz em até 20%, portanto esperar tarifas de 30 a 50% menores não parece improvável com o sistema “AC/DC”. O fato é que as residências nacionais precisariam passar por uma profunda reforma elétrica antes de receber o novo sistema de alimentação.
Conclusão