Trabalho de natação
A Natação é um ato de propulsão e auto-sustentação na água com movimentos combinados de braços e pernas que foi aprendido pelo homem através do instinto ou observando os animais. É considerada um dos exercícios mais completos na atualidade, a ponto de exceder o simples divertimento ou a prática desportiva, para ser utilizado com finalidades terapêuticas na recuperação de atrofias musculares e tratamento de problemas respiratórios. Além disso, é importante como atividade física para manutenção da saúde e como meio de defesa contra afogamentos ou em operações de salvamento. O oferecimento de atividades motoras adequadas à criança constitui-se em um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento das suas capacidades. Na criança, um dos principais objetivos para que consigamos um desenvolvimento, em busca de saúde e equilíbrio, é desenvolver o gosto pela atividade, através das atividades lúdicas, prazerosas, com objetivos claros, dentro de sua capacidade psicomotora, fazendo com que ela tenha uma longa vida útil na natação, ou seja, atinja uma vida adulta nadando, e se torne multiplicadora dos futuros nadadores, das novas gerações.
Adaptação ao meio líquido, aprendizado dos nados.
BÊBES (6 MESES - 2 ANOS)
São inúmeros os benefícios que a natação proporciona aos bebês. Além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardio-respiratória e muscular, tranqüiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.
As aulas são ministradas, com as mães (ou responsáveis) segurando seus filhos e aplicando-lhe os exercícios orientados por um professor.
A aula de natação é, na maioria das vezes, o primeiro local onde o bebê tem a oportunidade do convívio social, é a sua primeira “escolinha”, terá sua primeira professora e seus primeiros