Trabalho de musica
Instrumentos melódicos são aqueles que são capazes de tocar somente uma nota de cada vez, como flauta doce, saxofone, clarinete, trompete e outros.
O surgimento destes se deu pela flauta que era feita pelos homens primitivos com ossos de animais e até com a tíbia (osso humano),que possuía apenas um buraco.
O som dos melódicos é produzido pela vibração de uma coluna de ar. O que torna a maioria desses instrumentos de sopro. São exemplos : flauta, clarinete, saxofone, trompete, etc.
O instrumento melódico exige grande concentração para ser tocado afinadamente, obrigando o executante a ter um nível de atenção que o individualiza no desempenho.
São utilizados principalmente em orquestras, que tocam musica clássicas.
Instrumentos de sopro ou Instrumentos de vento são instrumentos musicais em que o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar. O timbre destes instrumentos depende em geral do meio de produção de som (palhetas, lábios, arestas), do formato e do comprimento dos tubos. A forma mais comum, derivada da formação de uma orquestra sinfônica divide os instrumentos em metais e madeiras.
São classificados em:
Metais:
Este grupo compreende os instrumentos em que o som é produzido pela vibração direta dos lábios do executante sobre um bocal. O termo refere-se, portanto, à forma de produção sonora e não ao material de fabricação. Existem instrumentos classificados como metais que são feitos de outros materiais, como o shofar, feito de chifre de carneiro.
Os metais mais comuns são: trombone, trompa, bombardino, tuba, sousafone, trompete, fliscorne e corneta de pistões. O oficleide foi o precursor da tuba.
Madeiras:
Assim como o caso dos metais, o termo madeiras, refere-se à forma de execução e não ao material de que o instrumento é feito. Muitas das "madeiras" são feitas de plástico ou metal.
Ex: palhetas e flautas.