Trabalho de Movimentos Sociais
Curso: Serviço Social
Ângela Maria Rocha de Oliveira RA - 364661
Camila Assis de Souza RA - 375166
Ivani da Silva Almeida RA - 374433
Lucia Helena Maria Bonaldo de Abreu RA - 364631
Rosa Maria Rocha Bonifacio RA - 379892
ATPS – MOVIMENTOS SOCIAIS
Prof.ª Edilene Xavier Rocha Garcia
Cotia, 25 de Maio de 2015.
Introdução
O conceito de movimento social refere-se à ação coletiva de um grupo organizado que tem como finalidade promover mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto exclusivo. Fazem parte dessas mobilizações sociais, os movimentos populares, sindicais e organizações não governamentais (ONGs).
No Brasil os movimentos sociais ganham força a partir de 1960, quando os primeiros movimentos de luta contra a política vigente começam a surgir, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Contudo, na década de 1950, os movimentos nos espaços rurais adquirindo visibilidade.
Os grandes movimentos sociais no Brasil como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres, tem reflexos até nos dias atuais na sociedade brasileira.
Essas ações têm contribuído com as organizações da sociedade civil, na criação de associações de moradores, de produção, cooperativas, grupos de mulheres, de crianças, idosos, sindicatos, etc. Fortalecendo os movimentos sociais e a defesa intransigente dos direitos humanos.
Os atuais movimentos sociais
Ilustração de uma manifestação.
As lutas da sociedade civil brasileira, organizadas em movimentos sociais ou em redes de mobilizações e associações civis são temáticas da atualidade que envolvem questões políticas,