trabalho de metodologia
METODOLOGIA CIENTÍFICA
CONSELHEIRO LAFAIETE - MG
2013
RELATÓRIO DE ATIVIDADES: EXPERIMENTO EMPUXO
CAROLINA QUEIROZ PANTALEÃO
JAQUELINE DO CARMO FERNANDES
TAYUANA SILVA OLIVEIRA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
CONSELHEIRO LAFAIETE – MG
2013
Resumo
Esse relatório tem como objetivo o entendimento do conceito de empuxo. De uma forma prática, usando experiencias, e por meios matemáticos, usando os cálculos. Empuxo é a força vertical para cima exercida pelo fluido sobre um corpo, ou seja, o empuxo é dado pelo peso do volume deslocado, e para cada líquido usado encontra-se um volume diferente, devido ao fato de que a densidade dos mesmos não sejam iguais.
Por meio desta provou-se que essa teoria está correta. O primeiro experimento diz respeito a natureza do líquido, usou-se álcool e água, como esperado encontrou-se valores diferentes para os dois tipos de substâncias, a água obteve o maior empuxo, devido ao fato de que sua densidade é maior. O segundo experimento é voltado para a comparação dos valores encontrados nas demonstrações e nos cálculos. Seus resultados foram os mesmos em ambos os métodos.
Então, quanto maior a densidade, maior é o empuxo, e ele sempre vai ter o mesmo volume do objeto imergido.
Sumário
Introdução
Na Física, a força empuxo é todo corpo imerso total ou parcialmente num líquido recebe uma força vetorial, de baixo para cima, que qualquer líquido exerce sobre o corpo nele mergulhado. “O empuxo foi descoberto por Arquimedes (287 a.C.-212 a.C. aproximadamente).
Arquimedes, em banho de imersão, descobriu a solução e, verificando que se tratava de um princípio geral, enunciou o seguinte