geografia etiopia
País da África Oriental. Anteriormente designado como Abissínia, situa-se no Corno de África e possui uma área de 1 127 127 km2. Faz fronteira com a Eritreia, a norte, o Jibuti, a nordeste, a Somália, a leste, o Quénia, a sul, e o Sudão, a oeste. As cidades mais importantes são Addis-Abeba, a capital, com uma população de 2 763 500 habitantes (2004), Dire Dawa (254 500 hab.), Nazret (176 800 hab.), Gonder (147 900 hab.) e Harar (99 600 hab.).
Geografia física. O território da Etiópia é formado por rochas muito antigas, que datam da era pré-cambriana (entre 570 milhões e 4,6 bilhões de anos atrás), sobre as quais se depositaram sucessivamente materiais provenientes de vulcões. A maior parte desses vulcões se encontra extinta, embora alguns ainda manifestam atividade, o que se detecta pela existência de fontes termais.
A principal característica do relevo da Etiópia é o Rift africano, enorme falha geológica - fratura da crosta terrestre - que divide o planalto etíope em duas seções. Três conjuntos formam a paisagem do país: os planaltos do oeste, os planaltos do leste e o vale do Rift. Os planaltos do oeste, cuja altitude oscila entre 2.400 e 3.600m, são separados por barrancos. Nessa região destacam-se os montes Semien, cujo pico culminante é o Ras Dashan, com 4.620m de altitude. Os rios Omo e Nilo Azul cortam a região.
Os planaltos do leste formam uma faixa montanhosa de grande altitude à beira do vale do Rift e descem em suave declive para o leste. Consistem no maciço de Bale e nas planícies de Harer e Sidamo-Borana, drenadas pelos rios Dawa, Genale e Shebele. A região do vale do Rift, com altitude média de 1.500m, é banhada pelo rio Awash e cortada a leste e a oeste por enormes escarpas, entre as quais se situam numerosos lagos.
Clima. Embora a Etiópia se situe em latitudes tropicais, a altitude age como fator determinante em sua configuração climática. Assim, os planaltos apresentam clima temperado, enquanto nas planícies