matematica financeira
a) Parte da HP12C
Ao apertar a tecla ON da calculadora para iniciar a realização dos cálculos necessários, inicialmente ela apresentará valores no sistema de representação numérica americano (que utiliza o . para identificar as casas decimais) ou no sistema de representação numérica brasileiro (que utiliza a , para identificar as casas decimais). Para trocar de um sistema para outro, desligue a calculadora (apertando a tecla ON) e pressione a tecla ON e a tecla . simultaneamente, soltando primeiro a tecla ON e depois a tecla ..
Para colocar 2 casas decimais tecle f 2; para colocar 9 casas decimais tecle f 9 (número máximo visualizável), etc.
- Utilizando a HP12C como calculadora matemática: A calculadora utiliza duas naturezas de memórias (registradores ou armazenadores): as temporárias e as permanentes. As quatro memórias temporárias são denominadas: X (visor), Y, Z e T e são identificadas como sendo a ‘pilha’ de armazenamento da calculadora. As operações de: adição = X + Y; subtração = Y – X; multiplicação = X .Y; divisão = Y X; e potenciação: tecla , são realizadas envolvendo somente as memórias X e Y.
As vinte memórias permanentes são identificadas pelas teclas: 0; 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; .0; .1; .2; .3; .4; .5; .6; .7; .8; .9. Exemplo: realize a seguinte operação: (6 2) – 1 = 3 – 1 = 2.
- só utilizando as memórias temporárias: 6 ENTER (o 6 está em X e em Y) 2 (o 2 está em X e o 6 está em Y) 3 (o 3 está em X e foi apagado o que estava em Y) 1 (o 1 está em X e o 3 foi levado para Y) 2 (o 2, resultado da operação, está em X e foi apagado o que estava em Y). - utilizando as memórias temporárias e as memórias permanentes: f REG (anula os valores de todos os registradores)
6 STO 0 (armazena o 6 na memória 0) 2 STO 1