Trabalho de metodologia
Ciência significa conhecimento ou sabedoria. A ciência é uma hipertrofia de capacidades que todos têm, uma especialização, um refinamento de potenciais comuns a todos. É o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
O Conhecimento científico preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Distingue-se em relação aos demais tipos de conhecimento justamente por ser racional, objetivo, exato.
Além do conhecimento científico, há também os conhecimentos empírico, artístico, filosófico e teológico. 2. O que é senso comum? Qual a importância do senso comum?
Senso comum é aquilo que não é ciência e isto inclui todas as “receitas” para o dia- a-dia. Entende-se por senso comum o conhecimento adquirido pelas pessoas através do convívio social com outros indivíduos (o senso comum advêm das múltiplas relações entre os familiares, os amigos, na rua e até mesmo na escola) de onde é extraído o conhecimento científico.
É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia-a-dia: como comer à mesa, acender a luz de uma sala, acender a televisão, como fazer uma chamada telefónica, apanhar o autocarro, o nome das ruas da localidade onde vivemos, etc.
É, por isso, um saber informal, que se adquire de uma forma natural (espontâneo), através do nosso contato com os outros, com as situações e com os objetos que nos rodeiam. É um saber muito simples e superficial, que não exige grandes esforços,