Trabalho de metodologia - projeto de pesquisa
INFLUENCIAS SOCIAS E OS CRIMES
LETICIA MOREIRA BARBOSA DE FREITAS
PORTO VELHO
2012
TEMA:
A exclusão social e o trabalho infantil
PROBLEMA:
Porque a exclusão social funciona como grande geradora do trabalho infantil no Brasil?
HIPÓTESES:
- O desemprego dos pais leva ao trabalho os filhos para complementar a renda familiar ou até mesmo sustentar a todos.
- A exclusão social a que a criança que trabalha é submetida levando muitas vezes ao ingresso na criminalidade.
- A falta de oportunidade para o estudo deixando como única alternativa para as crianças, trabalhar com os pais.
OBJETIVOS:
GERAIS: Demonstrar através da historia como as crianças foram por muitas vezes esquecidas pela sociedade e suas infâncias perdidas pelo trabalho.
ESPECÍFICOS:
- Esclarecer o quão importante é o papel do estudo na vida dessas crianças e a diferença que a falta dele faz na vida delas.
- Entender porque o desemprego dos pais é fato condicionante para que as crianças trabalhem.
JUSTIFICATIVA:
A elaboração de uma pesquisa cientifica sobre a exclusão social e o trabalho infantil é de suma importância para toda a sociedade, já que esta é hoje infelizmente uma realidade presente em grande parte do Brasil, porém, com a falta de uma fiscalização maior e o desconhecimento do que seriam as causas geradoras desta terrível realidade, cada vez mais crianças estão perdendo sua infância e aumentando os índices de criminalidade juvenil. Assim como o conhecimento levado pela educação faria toda a diferença na vida destas crianças para que elas pudessem ter uma vida mais tranquila sem traumas causados pelo trabalho, ele também trará a todos uma visão mais sensível da situação para que assim a atenção seja voltada para esses pequenos cidadãos que serão o futuro do Brasil, e assim através de projetos que auxiliem não só a eles como a toda a família, a realidade da família mudará como também a de todos aqueles que sofrem ou