Trabalho de Mercado monetário
A política monetária é utilizada para controlar o dinheiro em circulação no Brasil, para o controle do mesmo , o banco central define alguns meio de política monetária, são eles: Taxa Selic, redesconto, depósito compulsório e open market, dentre eles o mais ágil é o open market. Vamos ver como funcionam:
Taxa selic : A taxa selic é definida pelo Copom, através da taxa selic o Copom tenta atingir a meta de inflação definida pelo CMN.
Redesconto: É feito quando uma empresa está com um déficit negativo para fechar seu dia, nesta operação a IF faz um empréstimo junto ao Bacen, o empréstimo é feito, porém com altas taxas de juros.
Dep. Compulsório: O Deposito compulsório é uma reserva que os bancos são obrigados a deixar no BACEN, ele utiliza isso para limitar a criação de moeda escritural, o dep, compulsório incide sobre Dep à vista, a prazo, poupança, Posição vendida de câmbio.
Open Market : A operação de open market é a operação mais ágil, nela o BACEN compra ou vende títulos públicos para aumentar ou diminuir a reserva de dinheiro nos cofres dos bancos.
Além dos instrumentos de política monetária, há também os meios de pagamentos formados por:
M1: Dep à vista, Dinheiro circulação;
M2: M1 + Dep a prazo, Poupança;
M3: M2 + Fundos de investimento, TPF(Compromissado)
M4: M3 + T.P.F
Entendendo melhor a política monetária:
O governo arrecada em impostos e com esse dinheiro faz melhorias para o país, às vezes esse arrecadamento não é suficiente, e o país acaba gastando mais do que arrecada, para cobrir essa dívida, ele emite T.P.F, os títulos são emitidos pelo tesouro nacional e representam uma parte da dívida do governo.
Qualquer pessoa pode adquirir um TPF, porém ela será intermediada por uma IF, porém, mesmo intermediada, essa operação é conhecida como Tesouro Direto, os títulos também podem ser adquiridos através de Fundos de investimento.
Para uma IF comprar títulos públicos, ela precisa ser intermediada pelo