TRABALHO DE MC 1
ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Bacharelado em Direito
Prfª Drª Zildete I. de Oliveira Martin
MÉTODO DE ESTUDO
ANANDA NUNES QUEIROZ
VIVIAN ALLY BRARHIMY RIBEIRO
TURMA B05
GOIÂNIA
2014
ANANDA NUNES QUEIROZ
VIVIAN ALLY BRARHIMY RIBEIRO
MÉTODO DE ESTUDO
GOIÂNIA
2014
SUMÁRIO
INDRODUÇÃO 3
1 CONDIÇÕES FUNDAMENTAIS PARA UM ESTUDO EFICAZ 4
2 PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
1- Explicar o método lógico e o método didático de estudo, com a explicação dos seus procedimentos.
2- Explicar as partes do método de Robison.
Explorar: primeira coisa a fazer quando começamos a estudar uma área de conhecimento é explorar o material de referência que forma o seu corpo, indagar quais são as finalidades e os propósitos que levaram os autores a escrevê-lo. Perguntar: À medida que o participante lê, vai fazendo perguntas que o autor ainda não respondeu. Dessa maneira o participante adota uma atitude crítica e ativa; ele não recebe passivamente o que o autor ou instrutor diz, mas dialoga com ele, relacionando o que lê com os seus interesses pessoais. Ler: Ler é equivalente a analisar e saber resumir. Uma leitura ativa induz aos participantes a sublinhar, a fazer anotações e a elaborar esquemas.
Rememorar; deve ser capaz de resumir para si mesmo aquilo que lê. Isso ajuda a gravar as ideias mais importantes e evita transformar a leitura em um exercício mecânico e pouco profundo. Além disso, a rememoração potencializa nossa memória e nossa atenção.
Repassar: é bom repassar nossas anotações de aula, refletir sobre elas e discuti-las com os colegas quanto antes , mesmo que apenas por alguns minutos.
3- Quando o leitor deve sublinhar o texto? Por que o devo fazer
Só se deve sublinhar o que é fundamental e o que