trabalho de matriz
O conceito de matriz pela sua eficiência, elegância, poder e utilidade dá origem a uma das mais importantes ferramentas da matemática. Possui inúmeras aplicações e é um objeto básico dentro da metodologia estatística.
Uma matriz é um arranjo retangular de m×n elementos ou entradas, organizados e referenciados na forma de linhas e colunas e representada da seguinte forma:
A=[a11a12...a1j...a1na21a22...a2j...a2n⋮⋮⋮⋮⋮⋮ai1ai2...aij...ain⋮⋮⋮⋮⋮⋮am1am2...amj...amn]
Cada elemento de uma matriz é referenciado pelos índices de linha, o primeiro, e o índice de coluna, o segundo. Assim, aij é o elemento da matriz A presente na linha i e coluna j. Desse modo, onúmero de linhas e o número de colunas são atributos fundamentais e representam a ordem ou dimensão da matriz.
Uma representação alternativa dessa matriz poderá ser:
A=[aij],i∈1:m,j∈1:n
Tipos de Matrizes
Matriz linhas
Recebe o nome de Matriz linha toda matriz que possui apenas uma linha. O número de colunas é independente. Por exemplo:
1 x 3
Matriz coluna
Recebe o nome de Matriz coluna toda matriz que possuir apenas uma coluna. O número de linhas é independente. Por exemplo:
5 x 1
Matriz nula
Recebe o nome de Matriz nula toda matriz que independentemente do número de linhas e colunas todos os seus elementos são iguais a zero. Por exemplo:
Podendo ser representada por 03 x 2.
Matriz diagonal
Será uma matriz diagonal, toda matriz quadrada que os elementos que não pertencem à diagonal principal sejam iguais a zero. Sendo que os elementos da diagonal principal podem ser iguais a zero ou não. Por exemplo:
Matriz identidade
Para que uma matriz seja matriz identidade ela tem que ser quadrada e os elementos que pertencerem à diagonal principal devem ser iguais a 1 e o restante dos elementos iguais a zero. Veja o exemplo:
Matriz transposta
Dada uma matriz A de ordem m x n, a matriz transposta dela será representada por At de ordem