Trabalho de matemática
Estamos observando no cenário mundial a competitividade das empresas aumentarem devido a vários fatores. Os componentes do cenário onde as empresas atuam tem uma velocidade de mudanças muito grande. Os clientes se tornam mais exigentes e a concorrência se acirra para a disputa de espaço para seus produtos e serviços.
Produtos inovadores sempre atraem clientes, segundo as teorias econômicas de Chamberlain (in Wrigth, 2000) e, portanto, proporcionam situações de melhor posição competitiva entre as empresas. A situação competitiva de diferenciação não se sustenta por períodos longos, já que a concorrência tende a ser atraída pelas oportunidades de negócio geradas pelos produtos inovadores. Desta forma, é necessária a busca constante da inovação como alternativa estratégica.
Drucker afirma que a inovação deve principiar com a análise das fontes de novas oportunidades. Levando-se em conta tal afirmação, podemos ampliá-la pensando numa análise estratégica de cenário. Considerar as oportunidades de inovação com novos produtos e determinar mudanças fundamentais em processos com técnicas inovadoras par aproveitar tais oportunidades mostra claramente a ligação do pensamento estratégico com o conceito de inovação.
Se tivermos a inovação como parte de um processo estratégico e se for administrada por objetivos, devemos ter em mente que deveremos ter medidas adequadas que permitam mostrar as variações nos objetivos depois de aplicadas inovações nos produtos e processos da empresa.
Inovação é operacionalmente definida como o processo criativo de mudança; o que fazer e como fazer, estrutura, tecnologia, produtos, serviços, métodos, procedimentos e políticas, para responder de maneira satisfatória a pressões internas e externas, oportunidades, desafios e ameaças (Sink e Tuttle, 1989). Deve-se ressaltar que Inovação como estratégia para uma organização tem seu princípio como uma característica de empreendorismo em seu conceito amplo, que significa a