Trabalho de matemática
LEITURA E O ENSINO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
O objetivo maior da leitura de literatura é proporcionar prazer ao leitor. O ambiente escolar e a sala de aula é um lugar desejável e prazeroso para que a leitura torne-se leitura-prazer.
A leitura é capaz de provocar emoção, riso e empatia com a historia, fazendo o leitor voltar mais vezes ao texto para sentir as mesmas emoções. É aquela leitura que permite ao leitor viajar no mundo do sonho, da fantasia e da imaginação.
Para o escritor, a literatura dá a palavra ao leitor. No processo de leitura, o leitor explicita o que entender. Aquele que lê amplia seu universo, mas também o da obra literária a partir da sua experiência cultural. Portanto, a leitura é um processo de criação e descoberta para o leitor que amplia seu conhecimento e passa a exercer sua voz a partir da leitura, passando a ser co-autor da obra, tecendo reflexões sobre ela, sobre o mundo e sobre si mesmo.
O importante papel do leitor e sua formação é necessário que se pensem estratégias de leitura que estejam aptas a despertar o interesse pela leitura entre crianças e adolescentes para que esse momento seja mais do que simples junção de letras e palavras.
Para que o leitor possa desfrutar de todos os prazeres proporcionados pela leitura, é necessário, então que sua utilização em sala de aula seja direcionada de forma a oferecer ao aprendiz os meios pelos quais possa interagir com o texto, fantasiando, ativando seu imaginário, pois o prazer se alimenta de verdade, mas de insólito e de imaginação. Toda leitura e todo leitor têm suas historias, pois quando se fala em leitura, está-se referindo a uma pratica totalmente impregnada pela linguagem, e quando se fala em leitor é sob a concepção de sujeito afetado por processos ideológicos e inconscientes que decorrem da