TRABALHO DE MATEMATICA
Agora, para ser uma equação trigonométrica é preciso que, além de ter essas características gerais, é preciso que a função trigonométrica seja a função de uma incógnita.
sen x = cos 2x sen 2x – cos 4x = 0
4 . sen3 x – 3 . sen x = 0
São exemplos de equações trigonométricas, pois a incógnita pertence à função trigonométrica.
Grande parte das equações trigonométricas é escrita na forma de equações trigonométricas elementares ou equações trigonométricas fundamentais, representadas da seguinte forma:
sen x = sen a
cos x = cos a
tg x = tag a
Cada uma dessas equações acima possui um tipo de solução, ou seja, de um conjunto de valores que a incógnita deverá assumir em cada equação.
Fórmulas do arco duplo
Através das fórmulas do arco duplo é possível descobrir o seno, o cosseno e a tangente de um arco.
No estudo das funções seno, cosseno e tangente é interessante observar o que ocorre com esses valores ao dobrarmos as medidas de um arco.
Vejamos como proceder.
Considere um arco qualquer γ. Seu arco duplo é 2γ. Podemos escrever 2γ da seguinte forma: 2γ = γ + γ. Da fórmula da adição de arcos, obtemos:
De maneira análoga, obtemos o cosseno do arco duplo.
Fazendo o mesmo, obtemos a tangente do arco duplo.
Fórmulas do arco metade
As fórmulas do arco metade foram determinadas a partir das fórmulas do arco duplo e da relação trigonométrica fundamental.
No estudo da trigonometria, as fórmulas da soma de arcos e as fórmulas do arco duplo são fundamentais para o cálculo do seno, cosseno e tangente dos arcos e para a simplificação de expressões trigonométricas. Há também, nesse mesmo contexto, as fórmulas do arco metade. Para determinar as fórmulas do arco metade partiremos das fórmulas do arco duplo e da relação trigonométrica fundamental.
De forma análoga, determinamos o seno do arco metade.
Sabemos que:
Para chegarmos à fórmula