Trabalho De Marketing
1) Introdução
De acordo com os dados fornecidos pela EMBRATUR, validamos a hipótese de que os jovens brasileiros preferem destinos internacionais. Conseguimos constatar através de uma coleta de dados que ocorre um número irrelevante de jovens que conhecem diferentes destinos do território nacional.
A partir da pesquisa, vamos tentar definir as principais atrações e preferências para a escolha de uma viagem. O que realmente define o destino e o roteiro do jovem brasileiro. O custo? O clima? Comida? Compras? Cultura local? Diversão?
2) Definição do Problema:
A questão levantada pelo nosso grupo é: Por que as pessoas preferem viajar para o exterior, e não para o Brasil? Sabemos que, atualmente, a globalização, a moda, as tendências, são influenciadores muito fortes quanto ao modo de vivermos. Inclusive a comida que nós ingerimos, a roupa que vestimos e principalmente os lugares que temos vontade de conhecer. Por esses motivos, nós buscaremos entender os motivos que levam as pessoas a viajar para determinados lugares. Busca por novas culturas? Novas opções de lazer e compras?
3) Determinação dos objetivos:
Entender por qual motivo grande parte da população brasileira ainda não possui, no seu calendário de viagens, pontos turísticos nacionais.
O que as pessoas mais procuram em seus destinos?
Identificar melhorias a serem feitas no serviço turístico brasileiro voltado para o público jovem, de forma a aumentar o fluxo de viagens nacional.
4) Tipo de Pesquisa:
Trata-se de uma pesquisa de produto (serviço) e mercado consumidor. Porque com esse tipo de pesquisa iremos descobrir as preferências, os hábitos, ou seja, o perfil do jovem brasileiro com relação a viagens.
5) Método de pesquisa:
Nosso método de pesquisa será através do estudo descritivo quali-quantitativo. Através de um questionário onde iremos obter dados qualitativos devido a perguntas de opiniões pessoais sobre destinos e melhorias no serviço de turismo. Apresenta